Menü
19. Novembro 2023

Windows 11 – Inovações, vantagens, alternativas

O Windows 11 é o mais recente sistema operativo da Microsoft. Mas adivinharia que já passaram dois anos desde o seu lançamento? Não parece assim tanto tempo. Porque ainda hoje, muitas empresas não têm a certeza do que há de novo no Windows 11. É por isso que nesta página lhe damos uma visão geral compacta das diferenças mais importantes em relação à versão anterior.

Então, o que é que parece? Vale a pena mudar do Windows 10 para o 11? Que versão se adequa melhor à sua empresa? Claro que isto só pode ser respondido individualmente. Não podemos tomar a decisão por si – mas podemos fornecer-lhe informações e ofertas para facilitar a sua escolha.

Isto fala a favor do Windows 11

Quando a Microsoft apresentou o seu novo sistema operativo 2021, a procura foi inicialmente contida. Isto deveu-se principalmente à elevada popularidade da versão anterior: o Windows 10 é um sistema operativo tão maduro e difundido que os utilizadores não viram motivos para mudar. Havia também preocupações sobre requisitos de hardware mais elevados e compatibilidade. Mas muita coisa mudou desde então! A Microsoft desenvolveu ainda mais o Windows 11, de modo que hoje existem mais boas razões para uma atualização do que há dois anos atrás.

  • Segurança: A Microsoft considera o seu atual sistema operativo “o Windows mais seguro de sempre”. Tendo em conta o aumento do cibercrime a nível mundial, este facto é tão louvável como necessário. O princípio de segurança que prevalece é “não confiar em ninguém”: as aplicações e os programas são classificados como não fiáveis até provarem a sua fiabilidade. Existem também inúmeras funcionalidades de segurança. Por exemplo, o Windows 11 utiliza a virtualização: Com a Segurança Baseada na Virtualização (VBS), os processos e programas em execução são separados do sistema operativo real e, por isso, não têm possibilidade de aceder e manipular o próprio Windows.
  • Desempenho: O desempenho do Windows 11 é geralmente melhor. Isto também é confirmado por testes e benchmarks de meios de comunicação do sector das TI e de bloggers tecnológicos de renome. Existem apenas algumas excepções em que as diferenças em relação ao Windows 10 são marginais ou o antecessor tem um desempenho ligeiramente melhor. O melhor desempenho do Windows 11 também pode estar relacionado com o facto de os requisitos de hardware do novo sistema operativo serem mais elevados – ou seja, os computadores estão mais actualizados e são mais rápidos. Para além disso, a Microsoft reviu a gestão de recursos. Por exemplo, os programas que estão a ser executados em primeiro plano têm maior prioridade para que funcionem melhor.
  • Novas funções: O Windows 11 contém funcionalidades que o Windows 10 não tem. Na caixa de informação abaixo, apresentamos algumas destas novas funcionalidades. No futuro, haverá mais melhorias funcionais e actualizações de funcionalidades para o Windows 11 – mas não para o seu antecessor. Em abril deste ano, a Microsoft anunciou que o Windows 10 “22H2” permanecerá como está a partir de agora. Apenas continuarão a existir actualizações de segurança.
  • Aplicações exclusivas: Algumas novas aplicações da Microsoft só estão disponíveis para o Windows 11, por exemplo, o novo Windows Media Player. Não podem ser instaladas no Windows 10.

Novas funcionalidades no Windows 11

A Microsoft integrou toda uma série de melhorias e novas funções no seu mais recente sistema operativo. Apresentamos aqui seis delas como exemplos:

1. Gestão de janelas
Graças às novas funções de encaixe, as janelas podem ser organizadas de forma mais clara com apenas um clique. Mova o ponteiro do rato sobre o botão para maximizar uma janela e selecionar a disposição adequada. É ainda mais rápido com o atalho “Tecla Windows” + “Z”.

4. Vídeos de ecrã
A ferramenta de recorte pode não só criar capturas de ecrã, mas também gravações de vídeo. A combinação “tecla Windows” + “G” leva-o para o modo de gravação prático.

2. Separadores no Explorer
Se tiver várias pastas de ficheiros abertas ao mesmo tempo, já não se perde nas janelas. A prática função de separadores foi introduzida no explorador de ficheiros. À semelhança do browser, as pastas abertas podem agora ser apresentadas em “separadores”.

5. Maior eficiência energética
Um novo modo de eficiência controla a prioridade dos processos em segundo plano. Isto deverá aumentar a duração da bateria dos dispositivos móveis. Além disso, a produção de calor e o ruído da ventoinha devem ser reduzidos.

3. Falar em vez de escrever
Com o reconhecimento de voz, pode converter facilmente a voz em texto em qualquer altura. Basta premir a “tecla Windows” + “H” e dar aos seus dedos uma pausa na escrita. A função é activada automaticamente e pode ser utilizada imediatamente.

6. Pacotes de atualização mais pequenos
Os pacotes de atualização são cerca de 40% mais pequenos do que anteriormente. Isto significa que têm de ser descarregados menos dados. Isto poupa recursos, uma vez que é necessária menos capacidade de servidor. Também se adapta a utilizadores com pouca largura de banda.

Windows 11 na loja usedSoft

Windows 11 Pro
Comprar aqui

Windows 11 Enterprise
Solicite aqui

Windows 10: Nunca mudar um sistema em funcionamento?

O Windows 11 é a melhor opção para todas as empresas? Um “sim” generalizado seria uma mentira. Mesmo que a própria Microsoft só ofereça o Windows 11, tornando-o a única opção quando se compra um novo. O mercado de software usado garante que pode fazer a melhor escolha para si. Porque connosco ainda pode obter licenças para o Windows 10. Quando é que isto pode fazer sentido? Eis alguns argumentos:

  • Compatibilidade: Se utiliza aplicações de software especiais ou desenvolvimentos internos que funcionam sem falhas no Windows 10, a velha sabedoria dos informáticos “Nunca altere um sistema em funcionamento” pode ser adequada. Pelo menos enquanto o Windows 10 for fornecido com actualizações e correcções de segurança, não há razão para mudar. O suporte para o Windows não deve ser descontinuado até outubro de 2025. Se, por outro lado, estiver a considerar uma atualização para o Windows 11, deve definitivamente verificar a compatibilidade com o seu panorama de software existente.
  • Requisitos de hardware: O Windows 11 não pode ser instalado em todos os computadores (antigos). No entanto, não deve descartar imediatamente dispositivos que, de outra forma, funcionam perfeitamente e têm um desempenho completamente adequado para utilização na sua empresa. Isso não seria nem económico nem ecológico.
  • Familiaridade: Mesmo os utilizadores finais que não são muito experientes em computadores estão agora familiarizados com o Windows 10. O novo Windows 11, por outro lado, precisa de algum tempo para se habituar. Compreensível. A interface do utilizador mudou muito em alguns pontos. E, como é frequentemente o caso após uma atualização, algumas definições têm de ser reconfiguradas. Então, o departamento de TI da sua empresa está tão ocupado que não consegue responder diretamente a todas as perguntas dos utilizadores? Então talvez seja melhor ficar com o que já foi experimentado e testado por enquanto.

Windows 10 Pro
Comprar aqui

Comprar licenças

mais informações

Vender licenças

mais informações

Oferta especial

mais informações
22. Fevereiro 2024

Windows LTSC: Benefícios e casos de uso

As versões LTSC são a escolha certa para clientes corporativos que necessitam de um período de suporte especialmente longo, bem como estabilidade e segurança. LTSC (anteriormente conhecido como LTSB) significa “Long Term Servicing Channel": Essas versões recebem suporte da Microsoft por um período mais longo do que outras versões. Portanto, elas recebem atualizações de segurança [...]
20. Fevereiro 2024

Microsoft PowerPoint: sugestões para apresentações de sucesso

O Microsoft PowerPoint oferece inúmeras opções para criar apresentações profissionais: Texto, diagramas e tabelas, imagens e gráficos, animações e vídeos. No entanto, não é fácil criar diapositivos apelativos. Mas vale a pena o esforço, porque apresentações intermináveis com diapositivos sobrecarregados sem uma estrutura clara tornam-se rapidamente aborrecidas. Para o ajudar a impressionar o seu público [...]
25. Janeiro 2024

Microsoft Word: Dicas práticas para iniciantes e profissionais

Há mais de 40 anos, existe o programa de processamento de texto Word da Microsoft. Inicialmente, é claro, não possuía tantas funcionalidades como hoje. O software foi continuamente desenvolvido e hoje é um clássico de escritório! Mas você realmente conhece todos os truques e funções que podem facilitar o seu trabalho com o Word, além [...]